Buscar Motos

Suzuki GSX - R1000

Levou anos para os assim ditos competidores começarem a alcançá-la. Anos assistindo a Suzuki GSX-R1000 ganhar corrida após corrida, campeonato após campeonato. A GSX-R1000 verdadeiramente deu significado á frase, “Domine as Pistas de Corridas”.

Seu design integrado oferece uma combinação de alto rendimento, peso leve e aerodinâmica eficaz, que produz incomparável aceleração e manuseio. O motor da GSX-R1000 de completos 999cc, quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas já ganhou fama por seu alto rendimento, ampla faixa de potência, tamanho compacto e engenharia avançada.

A injeção de combustível é digitalmente controlada e os sistemas de gerenciamento do motor contribuem significantemente para a performance da GSX-R1000.

O escapamento todo em titânio incorpora o sistema Ajuste de Escape Suzuki (SET), o qual utiliza uma válvula de borboleta servo-controlada no duto entre a tubagem e o silenciador. A válvula controla as ondas de pressão dentro do sistema de escape para melhorar a resposta do acelerador e o torque em baixa rotação, e abre e fecha baseado na rotação do motor, posição do acelerador e marcha engrenada.

O sistema PAIR desse modelo é controlado pelo Módulo de Controle do Motor – ECM, baseado na posição do acelerador e rotação do motor. Com sistema PAIR, os índices de emissão de hidrocarbonetos e monóxido de carbono são reduzidos.

O tanque de combustível é menor e mais estreito que o assento, e o chassi é 15mm mais estreito em seu ponto mais extremo, permitindo os joelhos e cotovelos do piloto encaixarem na motocicleta, reduzindo a resistência aerodinâmica.

O farol duplo é verticalmente sobreposto, permitindo os dutos de admissão serem alocados mais próximos ao centro do nariz da motocicleta, onde a pressão de ar é maior, melhorando a eficiência na utilização do ar. As setas dianteiras são integradas dentro dos espelhos retrovisores aerodinâmicos, e as setas traseiras são construídas dentro da seção da rabeta.

O farol multi-refletor sobreposto da GSX-R1000 inclui o farol baixo com lâmpada halógena H7 de 55W acima e o farol alto com lâmpada HB3 de 60W abaixo. Quando o farol alto é selecionado, ambas as lâmpadas se acendem para aumentar a intensidade do facho de luz.

As suspensões dianteira e traseira são completamente ajustáveis pela pré-carga da mola, compressão e retorno de amortecimento. Rodas de liga de alumínio foram projetadas com raios mais finos e espessura otimizada da parede, reduzindo o peso instável em 100 gramas na dianteira e 400 gramas na traseira.

Os discos do freio dianteiro completamente flutuantes da GSX-R1000 medem 310mm, para melhor sensibilidade e performance nas pistas de corridas. Pinças de freio dianteiro de montagem radial, com quatro pistões opostos feitos em liga de alumínio, são controlados por um cilindro mestre de pistão acionado de forma radial. O freio traseiro consiste de um disco de 220mm de diâmetro e uma pinça de freio de duplo pistão contra-opostos, estes feitos em liga de alumínio.

O painel de instrumentos foi construído ao redor de um tacômetro análogo de fácil leitura. Um monitor de cristal líquido (LCD) é usado para o velocímetro, hodômetro total, hodômetro parcial e indicador de marchas. Luzes indicadoras de seta, farol alto, neutro e nível de combustível são utilizadas, e um jogo de LEDs separado indica injeção de combustível, temperatura de arrefecimento e alerta da pressão do óleo. A luz indicadora de RPM do motor pode ser programada para se acender quando atingir um certo RPM.

A GSX-R1000 é mais compacta em todas as dimensões, seu comprimento total é de 2.030mm e mede 1.130mm de altura. O assento é 20mm mais baixo, o alcance do assento aos guidões é 40mm menor.

Fonte: Suzuki