Buscar Motos

Suzuki - GSX-R 750


Q
uando ela apareceu pela primeira vez, em 1986, já causou um certo impacto. Nascida para brigar com a Yamaha FZ 750, a Suzuki GSX-R 750 tinha o estilo totalmente racing e promessa de muita pegada. Com as fábricas concentrando seus investimentos na categoria 600 e acima de 900, a Suzuki acabou ficando praticamente sozinha na categoria 750 e deu um golpe fatal na concorrência quando apresentou a nova GSX-R 750 em 1996 na versão mais radical de todas (essa apresentação na Itália teve a presença do Tite, já publicada aqui no Motonline). E para justificar a fama de quebrar barreiras a cada dez anos, em 2006 chegou essa 750 considerada a mais potente e esportiva do mercado. Azar das outras fábricas, que pararam de investir nessa categoria.

Em 1996 as motos com grande potência tinham 1.000 cc, porém eram pouco ágeis, e pesavam cerca de 240 kg, ou seja, andavam bastante em reta, mas nas curvas eram um desastre. De outro lado tínhamos as 600 que arrepiavam nas curvas, só que nas retas deixavam a desejar, com a velocidade máxima bem limitada, pra quem tem muita pressa! O melhor de dois mundos seria uma moto com a potência de uma 1.000 e a estabilidade de uma 600.