Buscar Motos

yamaha HV-01


De olho nas tendências globais e em busca de um meio ambiente mais limpo, a Yamaha leva ao Salão das Duas Rodas 2007 o protótipo FC-me

Sempre pioneira no assunto meio ambiente e veículos de energia alternativa, a Yamaha começou a desenvolver a célula de combustível há 20 anos. O resultado dos estudos podem ser encontrados hoje nas ruas com a variedade de produtos Yamaha limpos e inovadores: bicicleta e triciclo eletro-híbridos, o motociclo EC-02 que utiliza uma bateria elétrica, o HV-01, Passol-L e o FC-me (Fuel Cell e Methanol).

O FC-me é um motoneta com zero de emissão de ruído e poluentes que utiliza uma tecnologia denominada de DMFC (Direct Methanol Fuel Cell). A vantagem do DMFC perante aos outros veículos é que, a célula de combustível é abastecida por meio de uma reação química entre a água e o metanol. No caso dos experimentos híbridos mais comuns, o armazenamento e a geração do hidrogênio exigem um espaço muito maior, assim como um peso acima da força gerada pelo próprio motor.

Para se ter uma idéia, o FC-me pesa apenas 69 kg e tem uma potência máxima de 0.95 kW a 1.830 RPM. Com relação à força, o torque do veículo “limpo” chega próximo ao de um motociclo de 115 cm³. O FC-me consegue 0,5 kgf.m a 560 RPM e a Yamaha Neo CVT, por exemplo, atinge 0,78 kgf.m a 7.000 RPM.
A primeira versão do FC-me foi apresentada, no Japão, em 2004, com o nome FC06 PROTO, logo na estréia, o modelo equipado com o DMFC obteve autorização para ser utilizado em vias públicas. Hoje, ele é utilizado pela prefeitura de Shizuoka, no Japão, como veículo de apoio.

O FC-me é semelhante aos motociclos movidos à gasolina, apenas o quadro é especial, para abrigar o maior número de componentes. Já as rodas e as suspensões são idênticas às utilizadas nos veículos de tradicionais. O motor elimina apenas vapor d´água e não faz barulho. Quando está totalmente abastecido com água e metanol, o FC-me registra uma autonomia de 100 quilômetros, a uma velocidade média de 30 km/h.

Fonte: Moto Esporte