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Suzuki - GSX - 1400


A Suzuki acaba de entrar nesse segmento com a GSX 1400, lançada no Salão de Tóquio (leia cobertura). Apesar de levar a mesma sigla das esportivas radicais da marca -- mas sem o "R" --, é uma estradeira simples e fácil de dominar, com uma estética que remete levemente aos anos 70. Há boa dose de cromados, um farol redondo e os belos escapamentos bem visíveis, que contrastam com o motor em preto-fosco.

E que motor! Se a potência máxima do quatro-em-linha com injeção e arrefecimento a ar não impressiona (o que são 100 cv para 1.401 cm3?), o torque chega a 12,8 m.kgf a baixas 5.000 rpm e, mais importante, mais de 85% deles estão presentes entre 3.000 e 6.000 giros. Mesmo com generosos 228 kg (a seco), o desempenho é mais que suficiente para qualquer condição, embora a Suzuki não divulgue seus índices. A ciclística da GSX é eficiente, mas não tão moderna quanto a de suas primas "R". Na traseira aparece uma suspensão de duas molas, só que com modernos amortecedores amplamente reguláveis, assim como o garfo. Os freios dianteiros são enormes discos de 320 mm de diâmetro, com pinças de seis pistões, e as rodas têm aro 17 pol, com um imenso pneu 190/50 na traseira.

De resto, um painel simples e bem-equipado (alguns mostradores são digitais, como os dois hodômetros parciais) e conforto para piloto e passageiro fazem desta Suzuki uma opção polivalente: é o tipo de moto que se sai bem em qualquer percurso, toma as curvas com mais dinamismo que as custons e, como estas, permite longas viagens sem desconforto.