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Honda CG 150 Titan



A Moto Honda da Amazônia antecipa-se mais uma vez às tendências de mercado e às expectativas dos consumidores ao desenvolver um novo projeto para o seu produto "best-seller". A nova Honda CG 150 Titan, sexta geração da família CG, manteve, além do nome, os atributos que fizeram dela a líder no segmento nacional de duas rodas nos últimos 28 anos, como durabilidade, robustez, versatilidade, economia e baixa e fácil manutenção, agregando ao conjunto design ainda mais moderno, menor consumo de combustível, mais potência, torque, conforto, tecnologia e segurança. Enfim, a relação custo-benefício ficou ainda mais atraente ao consumidor. A motocicleta traz entre as principais inovações o inédito motor OHC (Over Head Camshaft) de 149,2 cm3, com balancim roletado, desenvolvido exclusivamente para o modelo, que proporciona mais economia de combustível, desempenho superior, disponibilidade de torque desde as baixas rotações e menor atrito das partes internas. Também recebeu aprimoramentos que abrangem suspensões, chassi, câmbio e embreagem, passando por itens como tanque de combustível de maior capacidade, além do painel de instrumentos, tampas laterais, pára-lama, rabeta e lanterna novos. O modelo está disponível nas versões KS (partida a pedal e freios a tambor), ES (partida elétrica e freios a tambor) e ESD (partida elétrica, freio dianteiro a disco e suporte do pedal de apoio do garupa de alumínio, fixado ao chassi), e nas cores preta, vermelha, verde metálica e azul metálica. Aprimoramento constante A nova Honda CG 150 Titan é uma evolução da consagrada CG 125 Titan lançada em 1994, que sucedeu a CG 125 Today, que por sua vez originou-se da CG 125, a primeira motocicleta da marca de fabricação nacional, iniciada em 1976. Atualmente, o modelo representa 55% das vendas da Honda, com uma média de 34.000 unidades comercializadas por mês, 47,5% do total do mercado, somando mais de 3,5 milhões de unidades produzidas desde o lançamento, e, em virtude do seu padrão de qualidade e versatilidade, é exportada para 18 países. Assim como sua antecessora, a CG 150 Titan continuará a atender às expectativas do público que busca um modelo versátil, prático e confiável no uso e na manutenção, econômico, durável, ideal como meio de locomoção diária, como ferramenta de trabalho e para o lazer, e que permite, em razão de sua robustez, trafegar em diversos tipos de ruas e estradas. Tudo isso com um design atraente e proporcionando agora ainda mais prazer de pilotar.O desenvolvimento do projeto teve como base diversas pesquisas com consumidores, onde foi constatado que eles priorizam economia de combustível e manutenção, elevado torque em baixas rotações, durabilidade, segurança e potência. Como resultado, a nova CG 150 Titan traz várias mudanças técnicas e no estilo. Na categoria utility street e nessa faixa de cilindrada, é uma das motocicletas mais avançadas do mundo. Entretanto, continua a ser o produto que simboliza a porta de entrada para o mundo das duas rodas, só que agora com características que a diferenciam ainda mais, além de ser a responsável por mudar a referência de cilindrada para a categoria base, de 125 cm3 para 150 cm3. Design moderno O design da Honda CG 150 Titan, de linhas mais retas e marcantes, transmite esportividade e a robustez típica do modelo. Com maior porte, o tanque de combustível associa esportividade e formato anatômico, que permite o encaixe confortável das pernas do piloto, e agora tem maior capacidade: 14 litros, ante 13 litros anteriormente. O novo desenho das tampas laterais e da rabeta, que ficou mais alongada, assim como a lanterna traseira, com os refletores integrados, conferem modernidade e jovialidade. O pára-lama, mais aerodinâmico, é envolvente nos cilindros da suspensão dianteira e cobre uma área maior da lateral do pneu. Os grafismos identificam facilmente o novo modelo. O logotipo Titan foi deslocado para a tampa lateral, e o CG 150 está localizado na rabeta. No tanque de combustível, foi aplicada em destaque a logomarca Honda, tendência atual para motocicletas de média e alta cilindradas. Para maior conforto e melhor dirigibilidade, a posição de pilotagem foi revista, o guidão deslocado 2 mm para trás e 10 mm para cima e o assento, em dois níveis e com mais espuma, ficou mais ergonômico, visando reduzir a fadiga do motociclista na pilotagem por longos percursos. Essas modificações resultaram de pesquisas feitas pela Honda, que mostraram, entre outros pontos, que dentro do perfil multiuso da motocicleta têm crescido o transporte de passageiros e também o tempo de utilização ininterrupta por profissionais e trabalhadores. O escapamento, mais alto, agora é dotado de um protetor na maior parte de sua extensão, diminuindo a possibilidade de contato com altas temperaturas, proporcionando maior segurança aos usuários. O painel de instrumentos recebeu desenho totalmente novo e está mais inclinado para o piloto, o que garante boa leitura e visualização. Traz velocímetro, luzes indicadoras de direção, luz alta, ponto morto e marcador do nível de combustível (a versão ESD possui também hodômetro parcial). O comando elétrico também foi redesenhado. No interruptor do guidão, foi eliminada a chave liga-desliga do farol, já que agora o farol baixo acende-se automaticamente com o acionamento do motor. Essa é uma novidade importante, porque trafegar com o farol aceso mesmo durante o dia é uma medida eficiente de segurança, atendendo ao Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, a nova fotometria do farol, que utiliza lâmpada de 35/35W, teve o sistema multi-focal redesenhado, o que diminuiu a dissipação, resultando em eficiência ainda maior na iluminação e segurança na pilotagem noturna. Outra expectativa dos consumidores detectada em pesquisas é a introdução de um sistema de proteção. Agora a CG 150 Titan possui o Sistema Honda de Proteção, composto por: shutter-key (fechadura adicional com chave sextavada, que protege o miolo da chave de ignição), comb-lock (trava do guidão combinada à chave da ignição) e chave com mais combinações de segredos. Novo motor OHC 150: maior potência e menor consumo de combustível. As metas para o desenvolvimento de um motor inédito para a CG 150 Titan envolveram os conceitos de maior economia de combustível e alta durabilidade. Para isso, priorizou-se alterações de forma a reduzir o atrito das partes internas móveis e aumentar o torque em baixas rotações. Após diversos testes de durabilidade e resistência de componentes, este motor apresentou alto grau de confiabilidade. Quanto à facilidade de manutenção, destaca-se o fato de a remoção do cilindro ser feita sem tirar o motor do chassi. As novas tolerâncias internas do motor permitiram que a troca de óleo fosse ampliada para intervalos de 4.000 km rodados. Além disso, a corrente de comando não necessita de ajustes, pois possui tensor automático, e o atual elemento do filtro de ar, do tipo cartucho de papel, tem preço mais baixo que o utilizado no modelo anterior. O inédito motor da nova CG 150 Titan é de 4 tempos, monocilíndrico, OHC (Over Head Camshaft), com comando de válvulas no cabeçote e balancim roletado, de 149,2 cm3, que gera potência máxima de 14,2 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,35 kgf.m a 6.500 rpm. A crescente disponibilidade de força desde as baixas rotações proporciona respostas rápidas à aceleração e uma pilotagem agradável, sem a necessidade constante de trocas de marchas. Resultado de uma série de inovações tecnológicas inéditas, o motor, além de moderno, compacto, durável, robusto e de baixa manutenção, é mais econômico que o seu antecessor OHV 125 cm3. Para atingir esse resultado, o diâmetro e o curso do pistão na CG 150 Titan foram modificados para 57,3 mm x 57,8 mm, ante 56,6 mm x 49,5 mm na CG 125 Titan, ou seja, a configuração "quadrada" do motor proporciona melhor disponibilidade de torque. Com o objetivo de melhorar o aproveitamento da energia gerada na câmara de combustão, o off-set do virabrequim foi alterado, visando reduzir a perda de energia gerada pelo atrito decorrente do movimento lateralizado do pistão, concentrando toda a energia dentro de um único eixo sem alteração do vetor.O próprio pistão teve seu peso reduzido de 96g para 89g e recebeu um sistema especial de arrefecimento por jateamento de óleo, que colabora para manter a temperatura do componente mais estável, favorecendo sua durabilidade.Para que o novo motor OHC 150 apresentasse maior economia de combustível, optou-se por reduzir o atrito das partes internas, buscando soluções tecnológicas como os balancins roletados derivados da CRF 450F - motocicleta com tecnologia de ponta, específica de competições. Aliada a essa inovação, a admissão por tamboreamento permite alta eficiência na combustão, mesmo em misturas "pobres" (pouco combustível em relação ao ar). Além disso, o próprio comando de válvulas é apoiado em rolamentos, proporcionando menor atrito, maior vida útil das peças, menor aquecimento do óleo lubrificante e maior potência e torque.Para eliminar a propagação de vibração por todo o conjunto, foi incorporado um balanceiro na parte inferior do bloco do motor, que funciona de maneira simples, gerando uma vibração oposta ao movimento de subida e descida do pistão, resultando em uma pilotagem ainda mais confortável. O maior volume da câmara de combustão do motor também exigiu que o filtro de ar fosse redesenhado e ganhasse o formato circular, do tipo cartucho de papel, possuindo manutenção mais simples e barata, com o volume da caixa de ar aumentado de 2,4 litros para 2,6 litros. O escapamento também teve seu volume ampliado: de 3,1 litros para 3,8 litros. O câmbio de cinco marchas tem engates precisos, graças à introdução de dois eixos independentes, um para cada garfo seletor - tecnologia proveniente da CBR 600F. A embreagem recebeu discos com novos materiais, uma nova mola de placa e a carga das molas de acionamento foi revista, tornando o acionamento mais suave e sem trancos.