Buscar Motos

Honda Tornado XR 250


Desde seu lançamento no mercado nacional a Honda Tornado 250 tomou conta das trilhas e pistas do Brasil. A trail da Honda é hoje praticamente o único modelo nacional em produção disposto a enfrentar o off-road. Basta uma leve depenada e a substituição dos pneus por modelos com cravos e pronto: já dá para se aventurar no meio do mato.
A opção por motocicletas nacionais para a prática do esporte se dá por vários fatores. O principal deles é bastante óbvio: o preço. Uma Tornado 0KM custa menos da metade de uma enduro importada (0KM). A facilidade de manutenção e peças é outro fator que influi na escolha do modelo. Outro tipo de usuário é aquele que que compra uma moto para transporte que também possa dar uma voltinha na terra. Até que ele pega o vírus da coisa e resolve transformá-la numa verdadeira enduro.
Realmente ainda não sei porque as fábricas no Brasil não levam a sério o mercado off-road oferecendo modelos prontos ou preparados para o esporte. Não seria muito difícil para o Honda lançar uma versão Enduro da Tornado (não vou nem citar a exportada CRF230). A própria fábrica estimula o uso do modelo em competições como no Campeonato Paulista de Motocross, mas se você quiser correr terá de comprar a moto completa na concessionária, com espelhos, painel, pneus de rua e um monte de coisa que não vai usar. Há mais de 20 anos quando o mercado era nanico comparado ao de hoje tinhamos modelos nacionais prontos para as pistas. Lembram-se da Yamaha MX180R? A própria Honda chegou a anunciar um kit especial para a Tornado, mas ele infelizmente nunca chegou ao público.
Felizmente o mercado de acessórios é bem mais ágil que as multinacionais japonesas. Onde aparece a demanda logo os fabricantes de peças estão lá oferecendo seus produtos para aperfeiçoar nossas queridas motos. As opções vão desde adesivos e guias de corrente até kits de motor e suspensão, passando por escape, ponteira, manetes, acessórios para carburador e a lista vai...