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História da CG


Constante evolução

Ao longo do tempo, a “CGzinha” evoluiu e passou por diversas modificações: na mais recente, em 2004, ganhou um motor maior de 150 c
m³ e mais moderno, recebendo o nome de CG Titan 150. O monocilíndrico, de exatos 149,2 cm³, comando simples no cabeçote (OHC) e refrigerado a ar, produz 14,2 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1,35 kgm a 6.500 rpm. Não é um desempenho excepcional, porém suficiente para sua proposta urbana e utilitária. A vantagem fica por conta da economia: já que a média de consumo gira em torno dos 30 km/l.
Outro ponto forte da Honda é o grande número de revendas no país, o que facilita bastante o
acesso às peças de reposição. Sem falar que, com o grande volume de vendas, existem diversas opções de peças no mercado paralelo.

CG 125
(Modelo 1978)
Na linha 1983 a CG recebia sua primeira reformulação de estilo. A não ser pelo farol, ainda circular (o retangular viria só no modelo 1986), as formas retilíneas vinham para ficar, abrangendo tanque, laterais, lanterna traseira, luzes de direção e até o módulo de instrumentos -- que perdia o conta-giros, porém, uma falta até hoje lamentada.
(Modelo 1986)
CG 125 Cargo

Ao lado dessa versão estava a CG Cargo, moto de trabalho lançada no ano anterior. A proposta era vir de fábrica já adaptada ao uso profissional, com banco de um só lugar, grande bagageiro, quadro e roda traseira reforçados, suspensão posterior com regulagem e balança 80 mm mais longa, que aumentava a distância entre eixos de 1,27 para 1,35 metro. No entanto, boa parte do público-alvo preferiria sempre a CG básica, por uma razão curiosa: evitar, no momento da revenda, a depreciação inerente a um veículo de trabalho...

Honda CG Today 125

O modelo 1992 da Today trazia um motor revisto, com pistão de perfil mais baixo, biela mais longa e válvulas maiores, entre outras alterações. A mais esperada novidade era a ignição eletrônica por descarga capacitiva, CDI, em substituição aos velhos platinado e condensador, que então se extinguiam das motos nacionais. Com isso, a manutenção estava mais simples e não havia mais perda de rendimento por causa do desgaste desses componentes.

Em função das mudanças, a potência subia de 11 para 12,5 cv e o torque de 0,94 para 1,0 m.kgf, aos mesmos regimes, enquanto o nível de ruído e vibração se reduzia. A nova CG, que também ganhava pneu dianteiro mais macio, manoplas de borracha e pedaleiras perfuradas, para maior conforto de rodagem, passava a atingir 115 km/h de máxima e a acelerar de 0 a 100 em 17 s, desempenho adequado a sua proposta.

De alma renovada, faltava uma plástica para deixar o corpo em nova forma, depois de uma década sem alterações profundas.

Honda Cg 125 Titan

De alma renovada, faltava uma plástica para deixar o corpo em nova forma, depois de uma década sem alterações profundas. Pois ela vinha em 1994 com a CG Titan, sucessora da Today, que trazia de volta as linhas arredondadas no tanque (agora maior, 13 litros), laterais e rabeta, mas não ainda no farol. Vista em detalhe, exibia painel de fundo branco, alças laterais para apoio do passageiro e embreagem mais leve. Um escapamento mais silencioso vinha no ano seguinte.

CG 125 Titan KS ESA Honda CG 125 Titan possui um design arrojado, moderno, robusto, funcional e prático. Há uma perfeita integração de formas e esportividade. São as linhas que definem a nova Titan, transmitindo muito conforto para o piloto e o garupa. Possui um prático porta-objetos sob o assento, Espelhos retrovisores com novo design, mais modernos, com amplo campo de visão. E ainda vem equipada com a câmara tuff-up (câmara de ar traseira dotada de inédito sistema denominado tuff-up (desenvolvido com exclusividade para a nova Titan, é mais resistente ao esvaziamento da câmara traseira).

A Honda CG 125 Titan vem com inovações no consagrado motor OHV, garantindo assim um bom desempenho e funcionamento mais silencioso. Seus pneus exibem um desenho moderno e atual, são resistentes e duráveis e possuem um ótimo grip de aderência. Foram projetados para um rodar confortável, com menor ruído, grande estabilidade e menor resistência ao rolamento.

Honda Fan 125

A CG 125 Fan é uma motocicleta que oferece atributos como qualidade, economia e baixo custo de manutenção, além do consagrado motor OHV 125, sinônimo de durabilidade e resistência. Com um design de linhas retas e marcantes, o visual do modelo transmite robustez e funcionalidade. Traz peças injetadas na cor preta, como pára-lamas, tampas laterais e rabeta, priorizando a economia de manutenção, visto que dispensam retoques com pintura e proporcionam grande resistência. O tanque de combustível, de formato anatômico, traz adesivo básico e pintura em cor sólida, para facilitar a personalização.

Honda Cg 150 / Sport

A nova Honda CG 150 Titan, sexta geração da família CG, manteve, além do nome, os atributos que fizeram dela a líder no segmento nacional de duas rodas nos últimos 28 anos, como durabilidade, robustez, versatilidade, economia e baixa e fácil manutenção, agregando ao conjunto design ainda mais moderno, menor consumo de combustível, mais potência, torque, conforto, tecnologia e segurança. Enfim, a relação custo-benefício ficou ainda mais atraente ao consumidor.

A motocicleta traz entre as principais inovações o inédito motor OHC (Over Head Camshaft) de 149,2 cm3, com balancim roletado, desenvolvido exclusivamente para o modelo, que proporciona mais economia de combustível, desempenho superior, disponibilidade de torque desde as baixas rotações e menor atrito das partes internas.

Também recebeu aprimoramentos que abrangem suspensões, chassi, câmbio e embreagem, passando por itens como tanque de combustível de maior capacidade, além do painel de instrumentos, tampas laterais, pára-lama, rabeta e lanterna novos.

O modelo está disponível nas versões KS (partida a pedal e freios a tambor), ES (partida elétrica e freios a tambor) e ESD (partida elétrica, freio dianteiro a disco e suporte do pedal de apoio do garupa de alumínio, fixado ao chassi), e nas cores preta, vermelha, verde metálica e azul metálica.

Aprimoramento constante

A nova Honda CG 150 Titan é uma evolução da consagrada CG 125 Titan lançada em 1994, que sucedeu a CG 125 Today, que por sua vez originou-se da CG 125, a primeira motocicleta da marca de fabricação nacional, iniciada em 1976. Atualmente, o modelo representa 55% das vendas da Honda, com uma média de 34.000 unidades comercializadas por mês, 47,5% do total do mercado, somando mais de 3,5 milhões de unidades produzidas desde o lançamento, e, em virtude do seu padrão de qualidade e versatilidade, é exportada para 18 países.

Assim como sua antecessora, a CG 150 Titan continuará a atender às expectativas do público que busca um modelo versátil, prático e confiável no uso e na manutenção, econômico, durável, ideal como meio de locomoção diária, como ferramenta de trabalho e para o lazer, e que permite, em razão de sua robustez, trafegar em diversos tipos de ruas e estradas. Tudo isso com um design atraente e proporcionando agora ainda mais prazer de pilotar.O desenvolvimento do projeto teve como base diversas pesquisas com consumidores, onde foi constatado que eles priorizam economia de combustível e manutenção, elevado torque em baixas rotações, durabilidade, segurança e potência.

Como resultado, a nova CG 150 Titan traz várias mudanças técnicas e no estilo. Na categoria utility street e nessa faixa de cilindrada, é uma das motocicletas mais avançadas do mundo. Entretanto, continua a ser o produto que simboliza a porta de entrada para o mundo das duas rodas, só que agora com características que a diferenciam ainda mais, além de ser a responsável por mudar a referência de cilindrada para a categoria base, de 125 cm3 para 150 cm3.

Versão Sport

Ao parar no semáforo, em meio à multidão de Honda CG 150, uma chama a atenção. Tem rodas em liga leve, tampa lateral na cor prata, painel com conta-giros e um escapamento mais encorpado. É a versão Sport do veículo mais vendido do Brasil: segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), de janeiro a abril deste ano mais de 126 mil unidades da Honda CG 150 ganharam as ruas.

Buscando um público diferenciado em meio aos milhões de consumidores que escolhem o modelo street de 150 cm³, a Honda lançou a versão Sport no final de 2004. Além do apelo visual, a CG 150 Sport oferece melhor desempenho graças ao novo comando de válvulas e ao carburador a vácuo, entre outras mudanças.