Buscar Motos

Yamaha Fazer YS 250


A nova Yamaha YS 250 Fazer (pronuncia-se Feizer), é uma máquina que surpreende no desempenho esportivo aliado ao conforto para um modelo de uso urbano. A Fazer 250 é uma motocicleta versátil para o uso sob circunstâncias reais do dia-a-dia, quem pilota, prefere ter mais conforto e para isso, necessita de um assento confortável - para o piloto e passageiro, e de espaço que possa carregar o mínimo de bagagem, dirigibilidade, ciclística e posição de pilotagem adequada.

A Fazer 250 é o equilíbrio entre a função esportiva e o conforto com o desempenho equivalente. O modelo, a exemplo da YBR 125, foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil, mas por se tratar de um projeto inédito da Marca, já existe a intenção de compra por alguns países.

De acordo com Kunihiko Miwa, chefe do projeto – mesmo líder no desenvolvimento da YZF-R1 e também colega de equipe de pilotos como Johnny Cecoto, Kenny Roberts e Carlos Lavado, há 27 anos na Yamaha, a primeira 250 cc injetada nasce com características para o mercado brasileiro como arrancada e retomada a baixos e médios regimes de rotação “para que o piloto possa sentir essa característica, assim como o caráter divertido da 250 Fazer”, disse Miwa. “De acordo com a política da Yamaha projetamos um modelo no qual o piloto possa sentir a segurança, o conforto, a injeção que se ajusta à temperatura, altitude, combustível, aos fatores que possam influenciar no desempenho. A aceleração progressiva que acompanha o girar do acelerador, e a harmonia do conjunto ciclístico que minimiza o efeito do stress, depois de muito tempo conduzindo”, disse Miwa.

Algumas das principais características que identificam a Fazer 250, como um produto Yamaha é o know how que embarcado, como as suas irmãs maiores como o sistema de injeção eletrônica, pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico, além do visual moderno, fácil dirigibilidade e baixo consumo.

Todo o funcionamento do motor é assegurado por um eficiente sistema de controle que comanda um conjunto de dez diferentes leituras. O coração, a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) monitora e analisa as informações de cada sensor e transmite os comandos aos vários sistemas para que funcionem de forma ideal para atender às mais diferentes condições de pilotagem, como por exemplo, o sensor de ângulo de inclinação que é usado para interromper a injeção do combustível quando houver uma inclinação da motocicleta superior a 65 graus.

A Injeção Eletrônica aliada ao Sistema de Indução de Ar (Air Induction System) - um dispositivo no qual através de válvulas interligadas com o filtro de ar, injeção, cabeçote e catalisador asseguram menores emissões de gases poluentes em uma motocicleta desse segmento jamais produzida no Brasil.
O fato de ter injeção eletrônica torna a motocicleta muito mais “inteligente”, o que resulta no funcionamento muito eficiente do motor tornando a Fazer 250 mais econômica em razão da melhor queima do “combustível”.

O radiador de óleo, melhora a capacidade de arrefecimento do motor, um monocilíndrico quatro tempos de 249 cc e comando de válvula simples no cabeçote que desenvolve 21 cv de potência a 7.500 RPM e 2,10 kgf.m a 6.500 RPM, com pistão forjado e o cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor, que como nos maiores modelos da marca – XT660R, Fazer, YZ e WR, também são utilizadas em razão da sua enorme robustez e longevidade.

O conjunto mecânico ainda conta com outros componentes que colaboram para a segurança, robustez e qualidade dos componentes da Fazer 250, como; engrenagem compensada com mola amortecedora instalada na extremidade direita do eixo balanceador, engrenagens das 5 marchas reforçadas, caixa de filtro de ar com grande capacidade (3,5 litros) para um melhor funcionamento do motor em baixas e médias velocidades.