

Surgia também um segundo carburador, que atuava apenas em altas rotações e logo se mostraria fonte de problemas, por seus "engasgos" esporádicos ao abrir. A XLX desenvolvia 25 cv, 3 cv a mais que a XL, e passava a 2,2 m.kgf de torque; a velocidade máxima chegava a 133 km/h. As mudanças mecânicas correspondiam ao que ocorrera no Japão poucos meses antes, mas lá a XL já assumia novas formas, com tanque em formato "vulcão" e farol retangular.
A Honda havia detectado o interesse pelo modelo -- mais pelo porte robusto que pela capacidade fora-de-estrada -- também em motociclistas que não podiam comprar uma 250, limitando-se às 125 urbanas ou mesmo à DT 180. Para eles, desenvolveu uma "Xiselinha", como seria carinhosamente chamada pelos donos: a XL 125S, lançada junto da XLX 250R.
A XLX250 é uma moto muito apreciada por trilheiros, tem um motor "acertadinho" de fábrica, gerando os 25 cavalos, dupla exaustão e na 85 dupla carburação. Que hoje alguns criticam, falando que a dupla carburada não se tem vantagem, outros falam que uma dupla carburada consegue alcançar a potência máxima em menor giro, e falam também que o único problema é acertar os dois carburadores da forma certa, que é muito difícil. Mas mesmo assim, as dupla carburadadas geram 3 cavalos a mais que as monocarburadas, dados da fábrica. A suspensão da XLX(apesar do mesmo curso da Agrale 27.5/30.0) é bem macia e de qualidade, na dianteira tem um curso de 215mm e na traseira um curso de 190mm.
A Honda havia detectado o interesse pelo modelo -- mais pelo porte robusto que pela capacidade fora-de-estrada -- também em motociclistas que não podiam comprar uma 250, limitando-se às 125 urbanas ou mesmo à DT 180. Para eles, desenvolveu uma "Xiselinha", como seria carinhosamente chamada pelos donos: a XL 125S, lançada junto da XLX 250R.
A XLX250 é uma moto muito apreciada por trilheiros, tem um motor "acertadinho" de fábrica, gerando os 25 cavalos, dupla exaustão e na 85 dupla carburação. Que hoje alguns criticam, falando que a dupla carburada não se tem vantagem, outros falam que uma dupla carburada consegue alcançar a potência máxima em menor giro, e falam também que o único problema é acertar os dois carburadores da forma certa, que é muito difícil. Mas mesmo assim, as dupla carburadadas geram 3 cavalos a mais que as monocarburadas, dados da fábrica. A suspensão da XLX(apesar do mesmo curso da Agrale 27.5/30.0) é bem macia e de qualidade, na dianteira tem um curso de 215mm e na traseira um curso de 190mm.